Mundo

George Clooney reage a alegado trabalho infantil em plantações da Nespresso

Henry Nicholls

Canal de televisão britânico filmou documentário na Guatemala.

O ator George Clooney está “surpreendido e desiludido” pela alegada descoberta de trabalho infantil em plantações ligadas à marca de café Nespresso na Guatemala.

O canal de televisão britânico Channel 4 terá filmado, para um documentário a estrear na próxima semana, crianças a fazer a colheita de grãos de café e a carregar sacos em pelo menos seis plantações na Guatemala que alegadamente fornecem a Nespresso.

“Tendo crescido a trabalhar numa plantação de tabaco desde os 12 anos, estou ciente dos problemas complexos relacionados com a agricultura e o trabalho infantil. Esta companhia ainda tem muito trabalho a fazer. E esse trabalho será feito”, afirmou o ator norte-americano, imagem de marca da Nespresso.

Entretanto, a empresa, com sede na Suíça, respondeu às acusações dizendo que o seu café é produzido de forma ética e que está a investigar a situação, tendo interrompido todas as compras de café destas quintas na Guatemala.

“A Nespresso tem tolerância zero ao trabalho infantil, é inaceitável. (…) Iremos continuar a fazer os possíveis para acabar com o trabalho infantil. Essa prática não tem lugar na nossa cadeia de fornecimento”, informou o CEO da marca, Guillaume Le Cunff, citado pelo The Guardian.

Apesar das numerosas auditorias às quintas da Nespresso na Costa Rica, Etiópia, Uganda e outros países de onde é fornecido o café, apenas 15 casos de trabalho infantil foram reportados nos últimos quatro anos. A empresa garante que todos eles foram “resolvidos efetivamente”.

  • Número de recuperados da Covid-19 em Portugal quase duplica

    Coronavírus

    O último balanço da DGS dá conta de 311 mortes e 11.730 casos de Covid-19 em Portugal. São mais 16 óbitos e 452 infetados em relação a ontem. A taxa de aumento diário de casos é de 4%, a mais baixa desde o início da pandemia. O número de recuperados subiu de 75 para 140. Nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 637 mortes associadas ao novo coronavírus, o valor mais baixo num só dia desde 24 de março. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias