Mundo

Coreia do Norte dispara projéteis não identificados no leste do país

Heo Ran

As forças armadas sul-coreanas deteraram os lançamentos.

A Coreia do Norte disparou hoje três projéteis não identificados, disseram as forças armadas da Coreia do Sul, dois dias após o regime norte-coreano ter ameaçado tomar medidas "sérias" contra a condenação internacional aos seus exercícios militares.

As forças armadas sul-coreanas afirmaram em comunicado que detetaram os três lançamentos feitos a partir da Coreia do Norte, numa cidade costeira no leste da província de Hamgyong, e referiram que estão a monitorizar a possibilidade de se verificarem lançamentos adicionais.

Nos últimos 10 dias, a Coreia do Norte informou que o líder Kim Jong-un supervisionou duas rondas de exercícios de artilharia, os primeiros testes de armas desde final de novembro.

A Coreia do Sul e alguns países europeus protestaram contra os exercícios da Coreia do Norte, que acreditam terem envolvido o lançamento de mísseis balísticos, numa violação às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Coreia do Norte atacou as críticas da comunidade internacional, alegando ter o direito de realizar exercícios militares face à presença próxima das forças norte-americanas e sul-coreanas.

  • Eurogrupo chega a acordo inédito para enfrentar a pandemia

    Coronavírus

    Ministros das Finanças europeus chegaram a acordo sobre "pacote de dimensões sem precedentes" para fazer face à crise. Nas escolas, está definida a estratégia de funcionamento do 3º período. A Covid-19 causou 1.783 mortes nos EUA, nas últimas 24 horas. Portugal contabiliza 409 mortes e 13.956 infetados. Siga aqui as últimas notícias sobre o novo coronavírus.

    Direto

    SIC Notícias