Mundo

Trump demite inspetor que apresentou queixa que iniciou o impeachment

JIM LO SCALZO

Não é a primeira vez que o Presidente dos EUA demite pessoas ligadas ao processo.

O Presidente norte-americano demitiu o inspetor-geral dos serviços americanos de inteligência, o mesmo homem que encaminhou a denúncia anónima que deu origem ao processo de impeachment.

Segundo uma carta a que a Associated Press teve acesso, Donald Trump já informou o Comité de Inteligência do Senado sobre a demissão de Michael Atkinson, que em agosto de 2019 entregou ao Senado uma queixa, na qual Trump era acusado de pressionar a Ucrânia para investigar o ex-vice-presidente e atual candidato, Joe Biden, e o filho.

Esse processo acabou por absolver o presidente norte-americano, mas desde essa altura, Trump já demitiu vários membros que estiveram ligados ao processo de impugnação.

  • Colin Powell: o último republicano moderado

    Mundo

    Serviu os últimos três Presidentes republicanos pré-Trump (Reagan, Bush pai, Bush filho) e ajudou a moldar a política externa da direita clássica na viragem do século. A partir de Obama, apoiou sempre os democratas, numa sólida barragem ao populismo demagógico, que sempre recusou. Era patriota, bravo, mas sempre racional. Vai fazer muita falta.

    Opinião

    Germano Almeida