Mundo

Colisão entre comboio de alta velocidade e viatura causa dois mortos em Espanha

Zamora's Government Sub-delegati / HANDOUT

O condutor do veículo é uma das vítimas mortais.

Um comboio de alta velocidade descarrilou esta terça-feira ao passar pela localidade de La Hiniesta, noroeste de Espanha, ao embater com um veículo na linha cujo condutor morreu, assim como um dos dois maquinistas, tendo o outro ficado gravemente ferido.

O maquinista sobrevivente foi transportado para o Hospital Virgen de la Concha, em Zamora, na Comunidade Autónoma de Castela e Leão, a norte de Salamanca e geminada com a cidade portuguesa de Bragança.

Dos passageiros do comboio, que segundo a empresa operadora Renfe eram 155, enquanto a subdelegação do Governo de Zamora aponta para 174, apenas seis foram transportadas para o mesmo hospital com lesões leves no pescoço ou episódios de ansiedade, segundo a Delegação do Governo de Castela e Leão.

O acidente ocorreu às 16:11 locais (15:11 em Lisboa), quando um veículo todo-o-terreno aparentemente sofreu um acidente e caiu de um viaduto sobre a linha ferres, tendo sido abalroado pelo comboio de alta velocidade, segundo disseram à agência espanhola Efe fontes dos serviços de emergência.

Em consequência do acidente, o condutor do veículo morreu, enquanto os dois maquinistas tiveram de ser desencarcerados da locomotiva.

Os passageiros que escaparam ilesos foram transportados de autocarro para os respetivos destinos.