Mundo

Lago na Índia criado por um meteorito há 50 mil anos mudou de cor

Twitter/ oiseaulibre3

Os cientistas estão a investigar.

Há cerca de 50.000 anos, um meteorito caiu na Índia, a cerca de 500 quilómetros de Bombaim, e formou uma cratera batizada de lago Lonar. O lago de água salgada é uma popular atração turística e tem sido estudada por cientistas de todo o mundo.

Recentemente, a água da cratera mudou de cor, para um tom rosa, e a causa para esta alteração está a intrigar a população do estado indiano de Maharashtra.

Segundo a CNN, para resolver este “mistério” foram recolhidas amostras da água e enviadas para vários laboratórios e, apesar de ainda não serem conhecidos os resultados, os especialistas acreditam que na origem da mudança de cor está um aumento da salinidade da água, a presença de algas ou uma combinação dos dois fatores.

Gajanan Kharat, um geólogo local, publicou um vídeo no Twitter a explicar que este fenómeno não é inédito, mas que nunca se tinha notado de forma tão proeminente.

“Este ano está especialmente avermelhado porque a salinidade da água aumentou. A quantidade de água no lago diminuiu, o lago ficou mais raso e, por isso, a quantidade de sais aumentou e provocou algumas mudanças”, explicou.

O geólogo informou ainda que os cientistas também estão à procura da presença de rodofíceas – as chamadas “algas vermelhas” - que poderão influenciar a cor da água.

“Assim que as amostras forem analisadas seremos capazes de dizer com certezas porque razão a água mudou de cor”.

Veja outros fenómenos semelhantes:

  • 2:34