Mundo

Cinco mortos e nove feridos em fogos florestais na Ucrânia

Handout .

O incêndio foi declarado segunda-feira na região de Lugansk.

Pelo menos cinco pessoas morreram e nove precisaram de ser hospitalizadas devido a um fogo florestal de grandes proporções no leste da Ucrânia, indicaram esta terça-feira as autoridades.

O incêndio foi declarado segunda-feira na região de Lugansk, um território controlado em parte pelos separatistas pró-russos, e propagou-se entretanto a outras zonas, declarou em comunicado o serviço de Estado das Situações de emergência.

Rajadas de vento intensificam o fogo

Inicialmente localizado, o fogo reforçou-se consideravelmente desde a manhã de terça-feira devido às rajadas de vento e às temperaturas de 38 graus centígrados registadas na povoação de Smolianynové.

Mais de 120 casas foram já destruídas nesta zona situada a cerca de 20 quilómetros da linha da frente, segundo o comunicado.

350 bombeiros e socorristas deslocados para o local

A presidência ucraniana revelou que cerca de 350 bombeiros e socorristas foram deslocados para o local e precisou que o chefe de Estado,

Volodymyr Zelensky, convocou o ministro do Interior e outros responsáveis para uma reunião de urgência.

Na primavera deste ano, fogos florestais sem precedentes devastaram mais de 66.000 hectares na zona de exclusão em torno da central de Tchernobil (norte da Ucrânia), onde em 1986 ocorreu a pior catástrofe nuclear até agora registada.