Mundo

"Juan Carlos é o protagonista do melhor e do pior da monarquia espanhola"

Entrevista a Pedro Coelho, jornalista da SIC.

O antigo rei Juan Carlos comunicou ao filho que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais.

Juan Carlos diz que pretende facilitar o exercício das funções de Filipe VI, pelo que deixará de viver no Palácio da Zarzuela e sair de Espanha, perante "a repercussão pública" de "certos eventos do passado".

Pedro Coelho, jornalista da SIC, acredita que o rei emérito quer realmente proteger a coroa espanhola ao se afastar da família real. Em relação a um possível regresso, considera que só o fará pela via da justiça e que não faria sentido voltar só para rever os familiares.

Lembra que 2012 e 2013 foram anos muito "negros para a monarquia espanhola", onde a sua continuidade esteve realmente em risco, e que o protagonista dessa crise foi também Juan Carlos. Porém, Pedro Coelho recua aos tempos de regresso da democracia em Espanha e recorda o papel relevante que o rei teve nessa transição.

Conclui referindo que não lhe parece de todo possível Juan Carlos estar em Portugal dada a proximidade.