Mundo

Falsas ameaças de bomba em instalações das autoridades sanitárias alemãs

Fabrizio Bensch

Várias casas tiveram de ser evacuadas.

Falsas ameaças de bomba em série visaram várias instalações das autoridades sanitárias alemãs na noite de sexta-feira para sábado, anunciou a polícia alemã, que não encontrou qualquer dispositivo explosivo.

As instalações das autoridades de saúde em Olpe, no Estado da Renânia do Norte-Vestefália, no oeste do país, tiveram que ser evacuadas na noite de sexta-feira após um desses falsos alertas.

Polícias e cães especializados vasculharam o prédio, sem resultado.

Cenário repetiu-se em Colónia e na Baviera

O mesmo cenário repetiu-se em Colónia, onde as autoridades sanitárias receberam um apelo que sinalizava uma bomba, apesar de a polícia ter indicado que não levou a ameaça a sério.

Finalmente, na Baviera, no sul da Alemanha, várias casas foram evacuadas durante a noite em Asbach, após uma chamada recebida pela polícia referindo que edifícios ligados a serviços de saúde estavam sob ameaça.

Homem está atualmente a ser julgado

Em julho, vários tribunais distritais foram evacuados na Alemanha após ameaças de bomba. Nada foi descoberto durante as buscas e ninguém foi detido.

Um homem está atualmente a ser julgado no país por ter enviado mais de 100 cartas que continham ameaças da extrema-direita a políticos, jornalistas e funcionários públicos, entre outubro de 2018 e abril de 2019.

Essas ameaças provocaram muitas evacuações, particularmente na estação de Lubeck, no norte, e um centro de impostos em Gelsenkirchen, no oeste.