Mundo

Óculos de Ghandi encontrados numa caixa de correio vão a leilão

James A. Mills

São avaliados em mais de 16 mil euros.

Um par de óculos que se acredita terem pertencido ao líder indiano Mahatma Gandhi vai ser leiloado por mais de 19 mil dólares. O objeto foi encontrado numa caixa de correio nos escritórios do próprio leiloeiro.

A história é contada pelo britânico Andy Stowe à CNN. Foi o leiloeiro que há cerca de um mês descobriu o objeto num envelope “pendurado” na caixa de correio do seu escritório.

“Tinha uma pequena nota no interior que dizia ‘estes óculos pertenciam a Ghandi e foram oferecidos ao meu tio’”, contou.

East Bristol Auctions Ltd

Depois de telefonar para o número deixado no envelope, o homem que atendou explicou a Andy que os óculos lhe tinham sido dados pelo seu tio, que por sua vez os tinha recebido diretamente do próprio dono, Mahatma Ghandi, na África do Sul.

“O tio trabalhava na altura para a BP na África do Sul e presume-se que os óculos tenham sido um presente de Ghandi como forma de agradecimento por algum favor. (…) As datas e os factos batem certo”, explica em comunicado a East Bristol Auctions.

Os óculos vão a leilão a 21 de agosto por um preço base de 19 mil dólares (cerca de 16 mil euros), mas é esperado que sejam vendidos por um valor superior.

“Telefonei-lhe de volta e acho que ele caiu da cadeira quando lhe contei por quanto os óculos foram avaliados”, concluiu o leiloeiro britânico.

  • 2:34