Mundo

Escultura salva vida a condutor de metro na Holanda

Uma escultura de baleia impede a queda de uma carruagem de metro na cidade de Spijkenisse, na Holanda, depois da composição ter galgado uma barreira de segurança no fim da linha.

Eva Plevier

Carruagem galgou barreira no fim da linha.

Uma escultura de baleia impediu que uma carruagem do metro de Spijkenisse, cidade holandesa perto de Roterdão, caísse à água que se encontra debaixo da plataforma. O incidente aconteceu no domingo, pouco antes da meia-noite, e o condutor escapou ileso.

Tudo aconteceu depois da composição galgar uma barreira no fim da linha. A tragédia foi evitada pela escultura de uma cauda de baleia, que impediu uma queda de 10 metros.

O metro estava vazio, à exceção do condutor, que saiu pelo próprio pé da carruagem. Foi transportado para o hospital, mas não terá sofrido ferimentos.

ROBIN UTRECHT

As carruagens ainda não foram retiradas do topo da instalação de arte porque os especialistas ainda estão a perceber qual será o melhor procedimento.

“Ainda estamos a decidir como retiraremos as carruagens de uma forma controlada e segura”, cita a BBC.

As duas esculturas de plástico estão no local há cerca de 20 anos e o arquiteto que as desenhou está surpreendido por esta não se ter partido.

"Vou garantir que tiro algumas fotografias", disse.