Mundo

Ferry encalha no mar Báltico com mais de 400 pessoas a bordo

Lehtikuva Lehtikuva

O forte vento que sopra atualmente naquela zona poderá estar na origem do incidente.

Um ferry da companhia finlandesa Viking Line ficou este sábado encalhado num arquipélago entre a Suécia e a Finlândia com 429 pessoas à bordo, que vão passar a noite na embarcação até serem resgatadas.

Segundo a guarda costeira finlandesa, o 'Grace', que ligava Estocolmo ao porto finlandês de Turku, chegou à costa pelas 14:15 horas locais (12:15 horas em Lisboa) por motivos ainda por determinar pouco antes da escala em Mariehamn, no arquipélago autónomo das Ilhas Aland.

O forte vento que sopra atualmente naquela zona poderá estar na origem do incidente, não havendo infiltrações nem ameaça imediata.

A bordo deste navio de 218 metros de comprimento encontram-se 331 passageiros e os 98 membros da tripulação, disse à Agência France Presse a porta-voz da Viking Line.

"Os passageiros irão passar a noite à bordo e serão desembarcados domingo. A situação no navio é estável. Domingo iremos informar os passageiros em qual navio poderão chegar à Suécia e à Finlândia", acrescentou.

Vários mergulhadores inspecionaram o casco. A forma de desencalhar o navio depende ainda das suas conclusões.

"A situação a bordo é calma e o jantar irá ser servido", indicou a Viking Line pelas 17:00.

Devido ao alerta de tempestade, a empresa cancelou a travessia de um ferry mais pequeno, mas considerou que o 'Grace' era suficientemente forte para suportar o mau tempo.

Em setembro, outro ferry da mesma empresa, o Amorella, já tinha encalhado no mesmo arquipélago.

  • 1:44