Mundo

Giscard d'Estaing: as principais marcas da sua Presidência

Andreia Melo

Andreia Melo

Jornalista

Faleceu com covid-19, vítima de complicações cardíacas.

Valéry Giscard d'Estaing, antigo Presidente francês, morreu na quarta-feira aos 94 anos devido a complicações cardíacas num quadro de covid-19, após ter sido hospitalizado a meio de novembro.

O anúncio da morte foi feito por pessoas próximas do antigo Presidente aos meios de comunicação franceses. O ex-chefe de Estado esteve internado em novembro no hospital de Tours, mas acabou por falecer em casa, rodeado da família.

As marcas da sua Presidência

Valéry Giscard d'Estaing foi o terceiro Presidente da V República francesa e ocupou o Eliseu entre 1974 e 1981. Algumas das principais marcas do seu mandato foram o acesso ao voto a partir dos 18 anos, o direito à interrupção voluntária da gravidez e a possibilidade de divórcio por mútuo acordo. Apesar de se ter recandidatado, foi batido em 1981 por François Miterrand.

Após a sua passagem pelo Eliseu, foi deputado europeu e dedicou-se à escrita, pertencendo mesmo à Academia francesa. Na sua longa carreira política foi deputado, ocupou diversos cargos na política local e regional e sentou-se no Conselho Constitucional.

  • Esqueçam o atrás...

    Tenham noção

    O recado de Rodrigo Guedes de Carvalho sobre redundâncias. Tenham noção que dizer ou escrever "há cinco anos atrás", "subir para cima" ou "descer para baixo" é desnecessário.

    SIC Notícias