Mundo

Costa reúne com Macron em Paris sobre presidência portuguesa da UE

CHRISTOPHE PETIT TESSON

O encontro está marcado para quarta-feira, no Palácio do Eliseu.

O primeiro-ministro, António Costa, vai estar em Paris na quarta-feira para um almoço de trabalho com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o principal tema em cima da mesa é a preparação da presidência portuguesa da União Europeia (UE).

António Costa vai encontrar-se com Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu e o almoço de trabalho deve durar cerca de duas horas. Os dois líderes devem falar aos jornalistas após o encontro bilateral.

Na semana passada, o Conselho Europeu chegou a acordo sobre o Pacote de Recuperação 'NextGenerationEU', também designado como a 'bazuca' para combater a crise provocada pela pandemia da covid-19, e que conta com um montante global de 1,8 biliões de euros.

A presidência portuguesa da UE arranca no primeiro semestre de 2021 e tem como prioridades a Europa Resiliente, capaz de resistir a crises não apenas economicamente como ao nível dos valores europeus, a Europa Social, com o modelo social como fator de crescimento económico, a Europa Verde, líder mundial no combate às alterações climáticas, a Europa Digital, pronta para enfrentar a transição tecnológica a nível económico e de proteção dos direitos dos cidadãos, e a Europa Global, assente na aposta no multilateralismo.

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia