Mundo

Mizar, a ursa que pratica hidroginástica num santuário para animais no Brasil

Ursa Mizar no Rancho dos Gnomos

Rancho dos Gnomos

Depois de uma vida difícil, em que chegou a ser explorada em companhias de circo, é no Rancho dos Gnomos que tenta recuperar e viver com mais qualidade.

A ursa Mizar chegou ao Rancho dos Gnomos, um santuário para animais no interior de São Paulo, no Brasil, em 2019. Foi transferida de um Jardim Zoológico em Canindé, no estado brasileiro do Ceará.

Depois de uma vida difícil, em que chegou a ser explorada em companhias de circo, é neste santuário que tenta recuperar e viver com mais qualidade.

Miza sofre de artroses e faz hidroginástica para melhorar essa condição.

Em declarações ao portal brasileiro G1, a veterinária Carla Spechoto Mariano diz que os exercícios são muito importantes porque a água ajuda a reduzir o peso e faz com que seja possível trabalhar muitos músculos. “Isso seria impossível fora de água”, sublinha.

"Logo de início, percebemos que ela tinha dificuldades em movimentar-se, sentar-se e até mesmo levanta-se. Observámos ainda que sentia dores na coluna e teria artrose em várias articulações. A terapia da Mizar consiste em medicação para controlar a dor, exercício para fortalecer a musculatura e suplementos alimentares diversos, inclusive para a artrose", acrescenta Carla Spechoto Mariano.