Mundo

Baarack, a ovelha perdida que acumulou mais de 35 quilos de lã

Quando foi encontrada, a ovelha estava subnutrida e o pelo impedia-a de ver e ouvir bem.

Uma ovelha foi encontrada numa floresta, no sudeste da Austrália, com mais de 35 quilos de lã, que desenvolveu durante anos sem tosquia. Apesar do excesso de peso, a ovelha estava subnutrida porque o pelo quase a impedia de ver e encontrar alimento.

Baarack é uma ovelha tresmalhada que foi encontrada depois de se ter perdido há vários anos. Por não ter sido tosquiada, arrastava vários quilos de pelo que a impediam de ouvir e ver bem.

A tosquia demorou várias horas e implicou cuidados especiais para tentar minimizar o sofrimento da ovelha. O pelo deveria ter sido aparado pelo menos uma vez por ano.

Durante o processo, os veterinários descobriram que Baarack já teve braçadeiras de identificação, mas o crescimento do pelo arranco-as das orelhas. No final, o resultado foi quase um recorde: o animal libertou-se de mais de 35 quilos de lã.

Baarack vai viver, pelo menos nos próximos tempos, num centro de tratamento animal até recuperar. Depois deverá juntar-se a outras ovelhas num qualquer rebanho australiano.