Mundo

"Mais de uma dezena" de detidos em 200 buscas contra tráfico de droga na Bélgica

O porto de Antuérpia é a principal porta de entrada para a Europa da cocaína proveniente da América do Sul e é regularmente alvo de operações policiais e de apreensões.

Francois Lenoir / Reuters

Centenas de milhares de euros apreendidos de "uma organização criminosa tentacular".

Uma vasta operação policial contra o crime organizado e o tráfico de droga esta manhã na Bélgica, que mobilizou mais de 1.500 agentes apoiados por unidades especiais por todo o país, terminou com "mais de uma dezena de detidos", informou o Ministério Público Federal.

No final das 200 buscas em simultâneo, efetuadas desde as 5:00 (04:00 em Lisboa), foram feitas "mais de uma dezena" de detenções e foram apreendidas centenas de milhares de euros, disse à AFP uma fonte judicial, dizendo que a operação visou "uma organização criminosa tentacular".

A operação, conduzida pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público de Antuérpia, visou traficantes de droga, particularmente os envolvidos no tráfico de cocaína, com ramificações internacionais.

Principal porta para a Europa da cocaína proveniente da América do Sul, o gigantesco porto de Antuérpia é regularmente alvo de operações policiais e de apreensões.

Em 2020 as autoridades belgas apreenderam perto de 65,5 toneladas de cocaína em Antuérpia, um novo recorde. Desde 2013 que os volumes intercetados se multiplicaram por 14.

Este tráfico, organizado a partir dos Países Baixos, tem gerado uma criminalidade cada vez maior na região de Antuérpia e da província vizinha de.Limbourg, no norte.