Mundo

Com a Praça de São Pedro quase vazia, Via Sacra foi dedicada às crianças

Papa Francisco presidiu às celebrações da Sexta Feira Santa na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O Papa Francisco presidiu às celebrações da Sexta Feira Santa na Praça de São Pedro, no Vaticano. A Via Sacra deste ano foi dedicada às crianças.

Pelo segundo ano consecutivo, e por causa da pandemia, a Via Sacra foi na Praça de São Pedro, sem multidões, quase vazia.

A procissão no Vaticano contou com 14 estações, que foram colocadas à volta do obelisco central da Praça, em frente à Basílica. As velas colocadas no chão e que indicavam o percurso formavam uma cruz.

Uma das leituras mais emocionantes da procissão foi a de uma menina que falou do isolamento que sente por causa da covid-19. Afirmou que não vê os avós há um ano porque tem de os proteger do coronavírus. Falou também das saudades que tem dos amigos, da escola e dos professores.

A Celebração da Paixão de Jesus que recorda o sofrimento de Cristo na Cruz terminou com a benão do Papa.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão