Mundo

Instalações nucleares de Natanz registam incidente na rede de distribuição elétrica

Handout .

O Presidente, Hassan Rohani, inaugurou a nova fábrica de montagem de centrifugadoras em Natanz no sábado.

As instalações nucleares de Natanz sofreram este domingo um incidente na rede de distribuição elétrica, noticiou a televisão estatal, que citou o porta-voz do programa nuclear civil do Irão.

Behrouz Kamalvandi não forneceu mais detalhes, adiantando apenas que não houve feridos.

Houve "um acidente em parte da rede elétrica na instalação de enriquecimento Shahid-Ahmadi-Rochan", disse o porta-voz a agência de notícias Fars, referindo-se ao complexo nuclear de Natanz, onde as autoridades iranianas lançaram na véspera novas cascatas de centrifugadoras proibidas pelo acordo nuclear iraniano de 2015.

O Presidente, Hassan Rohani, inaugurou a nova fábrica de montagem de centrifugadoras em Natanz no sábado. As novas centrífugas oferecem ao Irão a capacidade de enriquecer urânio mais rapidamente e em maiores quantidades, em volumes e com um grau de refinamento proibido pelo acordo de 2015 alcançado em Viena entre aquele país e a comunidade internacional.

Os Estados Unidos denunciaram unilateralmente esse acordo em 2018, restabelecendo as sanções dos EUA, que tinham sido levantadas ao abrigo do pacto. Uma explosão em julho danificou as instalações de Natanz. Mais tarde, o Irão indicou que o incidente se deveu a sabotagem.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão