Mundo

Cidade no sul do Brasil terá estátua de Cristo maior do que a do Rio de Janeiro

SILVIO AVILA

O projeto pretende ampliar a visibilidade da cidade.

A cidade de Encantado, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, terá uma estátua de Cristo com 43 metros de altura, incluindo o pedestal, maior do que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, e o terceiro maior do mundo.

O Cristo Redentor do Rio de Janeiro, no Corcovado, é um dos cartões-postais mais famosos do Brasil, mede 38 metros, incluindo o pedestal, e foi inaugurado em outubro de 1931.

A obra do Cristo de Encantado ganhou destaque na semana passada, quando os promotores do projeto concluíram o içamento dos braços e da cabeça da estátua.

Segundo informações divulgadas no 'site' da Associação Amigos do Cristo Encantado, entidade responsável pela administração da obra, o Cristo Protetor de Encantado é fruto da união e esforços de famílias, líderes políticos, religiosos e empresários da cidade, que visam transmitir "a fé do povo e alavancar o turismo da região".

O projeto pretende ampliar a visibilidade e auxiliar na construção de uma identidade turística para a cidade, localizada na região da serra gaúcha.

A cidade de Encantado tem cerca de 22 mil habitantes e está localizada a 144 quilómetros de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Com orçamento de 2 milhões de reais (cerca de 300 mil euros na cotação atual), o Cristo de Encantado está a ser erguido no Morro das Antenas, na Lagoa da Garibaldi.

A obra do novo Cristo brasileiro começou em 2019 e deverá estar concluída concluir no final deste ano.

  • 4:11