Mundo

Dirigentes timorenses preocupados com comportamentos de Xanana Gusmão

Ex-líder da resistência timorense foi filmado a esbofetear pessoas na rua.

Xanana Gusmão foi filmado a esbofetear uma mulher na rua. O antigo presidente e ex-líder histórico da resistência timorense está em protesto por querer que o corpo de um homem vítima de covid-19 seja entregue à familia.

Vai dormir pela segunda noite consecutiva em frente a um centro de isolamento em Díli, perante o impasse sobre o funeral de um homem de 47 anos, que morreu com covid-19 em Timor-Leste.

O ex-líder da resistência timorense e Presidente, está em protesto no local desde a manhã de segunda-feira, tendo dormido no chão na última noite, ao lado da carrinha onde está um caixão preparado para a família, que quer reaver o corpo para os rituais fúnebres tradicionais.

As autoridades têm recusado essa opção considerando que o protocolo para casos destes deve ser cumprido.

O comportamento de Xanana está a deixar muitos responsáveis timorenses preocupados. O ex-líder aparece frequentemente sem máscara em locais onde está em vigor uma cerca sanitária e confinamento obrigatório e não dá ouvidos aos apelos de altos dirigentes timorenses.

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia