Mundo

Mensagem numa garrafa atravessou o Atlântico e chegou aos Açores

© Hans Barten

Três anos depois de ter iniciado a sua viagem.

Uma mensagem numa garrafa enviada a partir dos Estados Unidos, em 2018, chegou aos Açores e uniu dois adolescentes separados pelo Atlântico. Três anos depois de ter iniciado a sua viagem, a mensagem chegou às mãos de Christian Santos.

Ao jornal Boston Globe, o jovem de 17 anos conta que descobriu a garrafa enquanto pescava com o primo.

“Peguei na garrafa, olhei lá para dentro e vi um papel. Achei que era uma coisa interessante para mostrar à minha mãe”.

A nota, dentro da garrafa, chegava-lhe diretamente de Massachusetts, o estado norte-americano onde nasceu e viveu antes de se mudar para os Açores. Numa tentativa de descobrir o autor da mensagem, a mãe, Molly, enviou um e-mail para o endereço escrito no papel.

Nunca chegaram a receber uma resposta, porque o autor da mensagem já tinha desistido de verificar o e-mail à procura de alguma resposta. Viraram-se então para as redes sociais, onde partilharam a descoberta.

O caso gerou interesse e acabou por receber cobertura mediática. Foi assim que Sean, o autor da mensagem, percebeu que a sua mensagem tinha chegado a terra. O jovem de 16 anos, na altura com 13, enviou a mensagem durante umas férias em família.

“A minha primeira reação foi de incredulidade. Tinha-me esquecido completamente. Acho que vamos tentar manter contacto. É uma ocorrência muito especial”, contou à CBS News.