Mundo

Sul-africana que diz ter dado à luz 10 bebés foi internada numa instituição psiquiátrica

Thobile Mathonsi/African News Agency (ANA)

As autoridades já abriram um inquérito ao caso.

A sul-africana que garante ter dado à luz 10 bebés foi internada numa instituição psiquiátrica. A mulher de 37 anos foi abordada pela polícia, na passada quinta-feira, na casa de um familiar perto de Joanesburgo.

A mulher não era vista desde o anúncio, no início de junho, de que tinha dado à luz 10 bebés. O caso gerou controvérsia depois do companheiro ter vindo a público revelar que não acreditava que os bebés existiam.

"Tebogo confirmou que não viu os 10 bebés e que acreditou na namorada quando esta lhe ligou para o informar sobre o seu nascimento. Ele tentou várias vezes visitar a namorada e os bebés, mas ela não revelou onde estava, nem a condição dos filhos", citava o sul-africano EWN News.

Entretanto, as autoridades abriram um inquérito à situação, tendo já descoberto que nenhum hospital da região tem registo do nascimento de 10 bebés nas suas instalações. Segundo o Independent, na avaliação médica que recebeu na admissão psiquiátrica, também não foram encontrados sinais de uma gravidez ou de cicatrizes que pudessem indicar uma cesariana recente.

Ainda assim, o grupo de comunicação social que avançou com a história na passada semana continua a afirmar que esta não é uma notícia falsa, mas sim "um encobrimento feito pelas autoridades de saúde de Gauteng, que tomou proporções gigantescas".