Mundo

Sismo de magnitude 6 no Estado norte-americano da Califórnia

Gary S Chapman

Nenhum dos tremores que se seguiram ao sismo provocaram danos materiais ou baixas, segundo relatórios preliminares dos serviços de emergência.

Um sismo de magnitude 6 na escala de Richter foi sentido no estado central da Califórnia, seguido de um grande número de réplicas, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Nenhum dos tremores que se seguiram ao sismo, cuja magnitude se situou entre 2,5 e 4,6 na escala de Richter, causou danos materiais ou baixas, de acordo com relatórios preliminares dos serviços de emergência.

O principal tremor de terra atingiu a fronteira da Califórnia-Nevada no condado de Alpine. Esta é a área menos povoada da Califórnia.

Os serviços de emergência tiveram de encerrar o tráfego na estrada 395, que liga o norte e o sul do oeste dos EUA, para remover várias rochas que caíram e evitar danos.

Embora os terramotos sejam comuns em toda a Califórnia, normalmente não excedem a magnitude 5 na escala de Richter.

Há exatamente dois anos, Los Angeles sofreu um terramoto de magnitude 7,1 que foi sentido em todo o Sul da Califórnia.

O terramoto mais trágico da história recente, e que ainda permanece na memória de muitos californianos, foi o terramoto de Northridge de 1994, de magnitude 6,7 na área metropolitana de Los Angeles, que deixou 57 mortos, milhares de feridos e danos materiais extensos.