Mundo

Barack Obama faz 60 anos: um retrato político e pessoal de um líder carismático

Barack Obama

Fabrizio Bensch

Barack Obama completa 60 anos de vida. É, muito provavelmente, um dos sexagenários mais "jovens" dos últimos tempos. Recordamos o percurso daquele que foi um dos mais marcantes Presidentes dos Estados Unidos da América.

Percurso pessoal e académico

Barack Hussein Obama nasceu a 4 de agosto de 1961, em Honolulu, no Estado norte-americano do Havai. Filho de Barack Obama, um economista queniano e de Ann Dunham, uma antropóloga norte-americana, viu os pais romperem o laço quando tinha apenas 5 anos.

Barack Obama com a mãe, Ann Dunham

Barack Obama com a mãe, Ann Dunham

O pai regressou ao Quénia e a mãe voltou a casar na Indonésia, para onde se mudaram e onde estudou até aos 10 anos. Durante esse período, frequentou escolas muçulmanas e cristãs.

Em 1971 regressou a Honolulu e ficou a viver com os avós maternos, Madelyn e Stanley Dunham. Durante três anos, entre 1972 e 1975, viveu também com a meia-irmã e a mãe, mas depois elas voltaram para a Indonésia e Obama quis ficar a viver com os avós.

Em Honolulu estudou na Penahou School, onde concluiu o ensino secundário em 1979. Mudou-se para Los Angeles, na Califórnia, para estudar no Occidental College. Em 1981 voltou a mudar-se, desta vez para Nova Iorque, para estudar na Universidade de Columbia, onde se formou em Ciência Política.

Em 1988, Barack Obama entrou na Escola de Direito da conceituada Universidade de Harvard, e no ano a seguir foi escolhido para ser editor da revista Harvard Law Review. Obama foi o primeiro afro-americano a ocupar o cargo.

Em 1991 obteve o Doutoramento em Direito e começou a trabalhar na Sidley Austin, uma empresa de advogados. Foi aí que conheceu Michelle Robinson.

Na sua autobiografia, a antiga primeira-dama afirma que Obama “chegou atrasado no primeiro dia, atitude que a deixava “louca”” como descreve, pois, “considerava sinal de pura arrogância”.

Mas este episódio parece ter sido perdoado uma vez que se casaram no ano seguinte. O casal tem duas filhas: Malia Ann Obama, de 23 anos, e Natasha Obama, 20 anos.

(Arquivo 2014)

(Arquivo 2014)

Gary Cameron

Vida política e o caminho até à Casa Branca

O salto para a vida política deu-se entre 1994 e 2004, período no qual representou, durante três mandatos, o 13º distrito no Senado do Estado do Illinois.

A atenção dos media nacionais norte-americanos surgiu em 2004, quando, depois de ter vencido as primárias democratas para o Senado no Illinois, fez o discurso principal da Convenção Nacional do partido. Em novembro do mesmo ano, é eleito Senador com quase 70% dos votos.

Casal Obama com as duas filhas

Casal Obama com as duas filhas

John Gress

O caminho até à Casa Branca começa a ser verdadeiramente percorrido em 2007, quando arranca a campanha presidencial. Vence Hillary Clinton nas primárias e derrota o republicano John McCain na eleição geral, em novembro de 2008. É eleito o 44º Presidente norte-americano, o primeiro afro-americano.

Barack Obama na noite em que foi eleito o 44º Presidente norte-americano.

Barack Obama na noite em que foi eleito o 44º Presidente norte-americano.

Gary Hershorn

Em dezembro de 2009, chega uma distinção maior: o Prémio Nobel da Paz.

Susan Walsh

O primeiro mandato de Barack Obama ficou marcado pela resposta à crise financeira e pela criação do Obamacare. No plano externo, ordenou o fim do envolvimento das tropas norte-americanas do Iraque mas reforçou a presença militar no Afeganistão.

É reeleito para um segundo mandato em novembro de 2012, derrotando o republicano Mitt Romney.

Barack Obama e Mitt Romney (2012)

Barack Obama e Mitt Romney (2012)

Carolyn Kaster/Chuck Burton

Um segundo mandato mais intenso, marcado pelos sucessivos ataques com recurso a armas de fogo no país. Um tipo de violência cada vez mais recorrente que foi também um símbolo da impotência presidencial de Obama, que lutou, até às lágrimas, pelo fim do facilitismo em torno do acesso a armas de fogo.

No plano internacional acabou por não conseguir esfriar as relações com a Rússia, mas cumpriu uma visita histórica a Cuba, onde iniciou o processo de normalização das relações entre os dois países.

Obama foi o primeiro presidente dos EUA a visitar Cuba em 88 anos.

Obama foi um Presidente carismático que manteve regulares os seus índices de popularidades ao longo dos oito anos na Casa Branca. Um Presidente “na desportiva”, que nunca deixou de dizer ou fazer o que sempre considerou ser melhor para o país que liderou.

O apoio direto e afetuoso da família foi um dos pilares da Presidência de Barack Obama, que terminou no dia 20 de janeiro de 2017 com a posse de Donald Trump.

Melania Trump, Donald Trump, Barack Obama e Michelle Obama no dia da tomada de posse do 45º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Melania Trump, Donald Trump, Barack Obama e Michelle Obama no dia da tomada de posse do 45º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

POOL New

Curiosidades sobre Obama

No início do primeiro mandato, o jornal britânico Daily Telegraph divulgou uma lista de curiosidades sobre Barack Obama. Recordamos alguns factos sobre o ex-Presidente dos Estados Unidos que provavelmente desconhecia.

Nas línguas nativas do Quénia, o nome Barack Obama significa "aquele que é abençoado". O prato favorito de Obama é linguini de camarão, cozinhado pela esposa, Michelle. Já a sua especialidade na cozinha é chili.

Obama comeu carne de cão, cobra e grilo cozido quando morou na Indonésia. Se não fosse político, tinha como ambição ser arquiteto. Gosta de jogar póquer e scrabble e tem como filmes favoritos "Casablanca" e "Um Estranho no Ninho".