Mundo

França chama embaixadores a Paris após acordo do Indo-Pacífico

Correspondente SIC

País perde contrato de venda de submarinos. 

Sobe de tom a crise diplomática entre França e os Estados Unidos devido à parceria militar entre americanos, australianos e britânicos, que vai permitir à Austrália ter submarinos nucleares.

Numa decisão sem precedentes, o presidente Macron mandou chamar a Paris os embaixadores franceses nos Estados Unidos e na Austrália.

Até agora, Macron e Joe Biden ainda não terão falado, mas da parte americana têm sido feitas algumas declarações para tentar acalmar os ânimos.

França perde um contrato milionário, depois dos Estados Unidos abrirem mão de tecnologia militar exclusiva para dotar a austrália de submarinos de propulsão nuclear, que irão patrulhar os mares do sul da China, onde se multiplicaram os incidentes entre as marinhas norte-americana e chinesa.

Leia também:

  • A escola como uma gigantesca perda de tempo

    País

    Pode ser Eva. Fez um teste de Geografia e foi a única da turma a ter negativa. Dos seus olhos formosos e inexpressivos, num rosto negro como o touro do Herberto Helder, ruíram-lhe duas lágrimas. Mas daquelas que represam tanta água - tanta mágoa - que deixam cicatrizes aquosas. 43%.

    Opinião

    Rui Correia