Mundo

Explosão em zona residencial na Suécia faz mais de 20 feridos

BJORN LARSSON ROSVALL/TT

Centenas de pessoas foram retiradas das suas habitações.

Foram hospitalizadas 23 pessoas na sequência de uma explosão que atingiu uma zona residencial no centro da cidade de Gotemburgo, na Suécia. Quatro pessoas ficaram gravemente feridas.

Entre os feridos graves estão três mulheres e um homem, avança a Reuters, citando um porta-voz do Hospital Universitário Sahlgrenska. Inicialmente, a imprensa local, avançava que 25 pessoas tinham sido hospitalizadas.

A explosão ocorreu pelas 05:00 (04:00 em Lisboa). Os serviços de emergência retiraram centenas de pessoas das habitações na zona atingida. Estão a combater as chamas de deflagraram na sequência da explosão.

A polícia acredita que o incidente aconteceu num apartamento e excluiu a hipótese de ter sido causado por uma fuga de gás. No entanto, não avançou mais detalhes sobre o que está na origem da explosão

As autoridades anunciam que foi aberta uma investigação para identificar as causas, avança a Reuters.

"Vários apartamentos e escadas foram afetados. É, por agora, pouco claro o que causou a explosão", disse o responsável pelos serviços de emergência da cidade.

BJORN LARSSON ROSVALL/TT

► "Havia fumo por todo o lado"

A explosão surpreendeu os habitantes da cidade de Gotemburgo. Anja Almen, uma das residentes na zona, conta que ouviu um alvoroço na rua, por volta das 05:00.

"Fui à varanda e fiquei chocada. Havia fumo por todo o lado, de todas as escadas", disse por telefone à Reuters. "Camiões de bombeiros com escadas estavam a retirar pessoas dos apartamentos."

Anja é uma das pessoas que foi retirada da sua habitação pelos serviços de emergência. Foi levada para uma igreja nas proximidades.