Mundo

Washington “apoia fortemente” adesão de Suécia e Finlândia

18.05.2022 18:33

WASHINGTON, DC – MAY 17: U.S. President Joe Biden delivers remarks while hosting a reception to celebrate Asian American, Native Hawaiian and Pacific Islander Heritage Month in the Rose Garden of the White House on May 17, 2022 in Washington, DC. While highlighting examples of contributions by Asian Americans to U.S. culture and history, Biden also said the country must push back again anti-Asian bias, xenophobia and harassment, which has spiked during the COVID-19 pandemic. (Photo by Chip Somodevilla/Getty Images)

EUA vão trabalhar com a Finlândia e Suécia “para permanecerem vigilantes contra quaisquer ameaças”.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse esta quarta-feira que “saúda calorosamente e apoia fortemente as candidaturas históricas da Finlândia e da Suécia na adesão à NATO”, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

“Enquanto os seus pedidos de adesão à NATO estão a ser considerados, os Estados Unidos trabalharão com a Finlândia e com a Suécia para permanecerem vigilantes contra quaisquer ameaças à nossa segurança comum, e para deter e responder a qualquer agressão ou ameaça de agressão”, acrescentou Biden.

O Presidente norte-americano – que receberá a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, e o Presidente finlandês, Sauli Niinisto, na Casa Branca, na quinta-feira – disse ainda que está “ansioso para trabalhar com o Congresso e com os aliados da NATO para trazer rapidamente a Finlândia e a Suécia para a mais forte aliança de Defesa da história”.

Os dois países nórdicos apresentaram esta quarta-feira formalmente pedidos de adesão à NATO, mas a Turquia – que, tal como todos os países membros tem direito de veto em caso de alargamento – recusou para já a abertura das negociações de adesão.

Historicamente não-alinhados, Suécia e Finlândia há vários anos que colaboravam com a NATO, mas a invasão russa da Ucrânia levou os governos dos dois países a repensarem o seu posicionamento face à Aliança Atlântica.

SAIBA MAIS

Últimas Notícias