A Guarda Costeira espanhola realizou um operação em contrarrelógio para salvar um homem de 62 anos, que seguia num veleiro que naufragou na costa da Galiza. O alerta foi dado às 20:23 de segunda-feira, quando a embarcação estava a 22 quilómetros das ilhas Sisargas.
Um dos três helicópteros mobilizados para responder ao pedido de socorro avistou o veleiro virado para baixo cerca de uma hora após o alerta, ainda antes do pôr do sol.
Um dos mergulhadores destacado para a operação foi guiado pelo sinais do marinheiro francês que estava retido debaixo da embarcação e bateu nas paredes do casco do veleiro.
A equipa de resgate, que incluía cinco mergulhadores equipados com balões de reflutuação, teve de estabilizar o barco para evitar que se movesse enquanto prosseguia a operação em mar agitado.
Depois de garantir que o veleiro estava seguro, dois mergulhadores conseguiram inspecionar os destroços e descobriram que a porta da embarcação estava aberta e o marinheiro estava vivo.
Os mergulhadores conseguiram depois retirar o náufrago que, posteriormente, foi içado para um helicóptero e transportado para o hospital para ser examinado.
De acordo com os serviços de emergência, o náufrago sobreviveu porque estava a usar um traje especial usado em competições de vela.