Mundo

Invasão de mosquitos causa o pânico e obriga ao encerramento de comércio em Itália

Invasão de mosquitos causa o pânico e obriga ao encerramento de comércio em Itália
Twitter
Os habitantes e turistas da cidade de Orbetello estão a ser aconselhados a permanecer em casa.

A cidade de Orbetello, na Toscana está a ser afetada por uma infestação de mosquitos. Muitos locais de comércio tiveram de encerrar e as pessoas foram aconselhadas a ficar em casa.

Há várias semanas que a cidade de Orbetello tem sido afetada por uma invulgar onda de mosquitos. A situação tem vindo a escalar e, atualmente chega mesmo a ser "impossível" circular nas ruas da cidade, segundo relatam várias testemunhas.

"Há quase um mês que é impossível caminhar ao longo da lagoa. Agora tornou-se impossível até jantar ou ter um aperitivo no exterior. A situação atingiu ontem um tal extremo que muitas lojas e restaurantes foram obrigados a fechar por volta das 21 horas", contou um visitante ao jornal italiano La Repubblica, citado pelo The Guardian.

Este fenómeno invulgar está a afetar o comércio local, segundo o dono de um restaurante da cidade, as reservas já caíram cerca de 60%. O comerciante fala mesmo numa situação de "terror". Alguns restaurantes já procederam à troca das luzes exteriores e já decidiram também aceitar reservas apenas até às 21:00, de forma a evitar as horas de maior incidências destes insetos.

Mauro Lenzi, biólogo, explica que este acontecimento está diretamente ligado às atuais condições da lagoa localizada na região, que juntamente com as temperaturas elevadas têm causado uma diminuição do número de predadores de mosquitos, como sapos e algumas aves, que são responsáveis pelo controlo destas pragas.

As autoridades locais já avançaram com medidas, segundo as mesmas, vai ser levado a cabo um procedimento de desinfestação durante a noite desta quarta-feira, o quarto em poucas semanas.

No entanto, os residentes da cidade acusam os responsáveis de Orbetello dizendo que a habitual desinfestação mais pormenorizada, que geralmente acontece durante a primavera, não aconteceu este ano.

Mas nem só esta localidade está a ser afetada por uma praga, a cidade vizinha, Castiglione della Pescaia, está a ser fortemente invadida por vários enxames de vespas, segundo reporta o jornal Corriere.

Um vereador da região da Tuscânia, Leonardo Marras, assume que agora é mais complicado lidar com este problema, visto que a prevenção deveria ter sido feita antes.

"O que posso dizer é que estamos aqui para qualquer cidadão que exprima preocupação, ou cujas férias tenham sido arruinadas por estes insetos", declarou Leonardo Marras

Últimas Notícias
Mais Vistos