Mundo

Pedaços de madeira obrigam a retirar lotes de gelados em Espanha

Pedaços de madeira obrigam a retirar lotes de gelados em Espanha
Tedor Groza / EyeEm

Os lotes dos gelados estavam à venda nos supermercados das cadeias Lidl e Aldi. Por precaução, o Mercadona também retirou lotes de comercialização.

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) emitiu um alerta para que fossem retirados do mercado vários lotes de gelados vendidos nas cadeias de supermercado Aldi e Lidl. Em causa está a existência “corpos estranhos” – nomeadamente pedaços de madeira – no conteúdo dos gelados.

Numa publicação partilhada nas redes sociais, o regulador “recomenda às pessoas que tenham nos seus domicílios os produtos incluídos neste alerta que se abstenham de os consumir e que os devolvam no local compra”.

O regulador divulgou uma lista com as marcas e lotes dos gelado afetados:

  • Gelatelli 7x75 Eclipse - Lidl
  • Espiral 7x75 de Hacendado - Aldi
  • Chupy Fresh (de morango e limão e de coca-cola, morango e baunilha) - Aldi

O Aldi anuncia que foram retirados os gelados da marca Chupy Fresh, dos referidos sabores, e disponibilizou uma linha de apoio aos clientes que tenham adquirido os produtos afetados, avança o jornal El País.

Segundo informação divulgada pelo Lidl Espanha, o alerta foi avançado pelo fabricante Lacrem. “O produto pode conter pedaços de madeira pelo que se pede que não os consumam”, pode ler-se. A cadeia de supermercados garante que os lotes identificados não serão vendidos no Lidl Espanha e que os clientes serão “reembolsados pelo preço de compra, inclusive sem apresentar o recibo da compra”.

Nenhum outro produto vendido pelo Lidl Espanha da marca Gelatelli nem do fabricante Lacrem está afetado por este alerta”, acrescentam.

A Mercadona, que vende também gelados produzidos pelo Lacrem, anunciou, no dia 29 de julho, que iria retirar voluntariamente e por precaução os gelados Espiral de Hacendado, devido à possibilidade de existirem pedaços visíveis de madeira no conteúdo. A política da cadeia de supermercados permite também o reembolso aos clientes que procedam à devolução dos produtos.

A SIC Notícias contactou as três cadeias de supermercados para saber se os referidos gelados estão à venda em Portugal. A Mercadona informou que, quando foram informados pelo fornecedor, “procedeu nesse mesmo dia à retirada de todos os lotes deste produto dos seus supermercados em Espanha e Portugal”.

Além disso, afirma ainda que “caso o cliente tenha o referido produto e pretenda devolvê-lo, o valor ser-lhe-á restituído na loja mais próxima”.

Por outro lado, o Lidl garantiu à SIC que “os gelados em questão - Gelatelli 7 X75 Eclipse, lote 31/04/2024 a 30/07/2024 - não se encontram, nem nunca estiveram, à venda nas lojas Lidl em Portugal" porque, esclarece ainda a marca, não fazem "parte da oferta nas lojas nacionais".

A cadeia de supermercados Aldi Portugal garante que os gelados da marca Chupy Fresh "nunca foram comercializados nas lojas, em território português". Esta gelados que foram sinalizados pela AESAN "apenas foram comercializados pela Aldi Espanha, não havendo, por isso, motivo de alarme para os clientes da Aldi Portugal".

Nota: O artigo foi atualizado a 11 de agosto para acrescentar a resposta da Aldi Portugal.

Últimas Notícias