No sábado à noite, a polícia do condado de San Luis Obispo, no estado da Califórnia, dirigiu-se a um jardim zoológico após alguém ter efetuado uma chamada de emergência. Quando chegaram ao local, descobriram que um macaco-prego chamado Route tinha ligado para o 911 (112 em Portugal).
Aparentemente, Route agarrou no telemóvel do jardim zoológico, que se encontrava num carrinho de golfe, e pressionou os botões 9-1-1, explicam as autoridades.
Após ter ligado para o número de emergência, a chamada foi desligada quando os operadores atenderam. Consequentemente, tentaram ligar novamente e enviar uma mensagem de texto para o número, mas não obtiveram qualquer resposta. Por isso, enviaram agentes para o local, para averiguar.
O endereço acabou por ser o Zoo to You, perto de Paso Roubles, mas os polícias descobriram que não existia qualquer emergência e começaram a questionar a origem da chamada. Após interrogar todos os funcionários que estariam a trabalhar, deduziram que o macaco-prego era o autor da chamada.
Os macacos-pregos são muito curiosos, agarram em tudo e começam a carregar em botões. "E foi isso que Route fez e aconteceu que pressionou a combinação certa de número para nos ligar", esclareceu o departamento do condado de San Luis Obispo.