Mundo

Liz Truss sucede a Boris Johnson no Governo britânico

Loading...
Nova líder do Partido Conservador será a terceira primeira-ministra no Reino Unido

O partido Conservador elegeu Liz Truss como a sucessora de Boris Johnson, após oito semanas de eleições internas. Será a terceira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra no Reino Unido.

Segundo o Comité 1922, Truss venceu com 81.326 dos votos dos cerca de 180.000 militantes, enquanto o rival Rishi Sunak obteve 60.399.

No discurso de vitória, Truss prometeu dar especial atenção ao serviço nacional de saúde, mas também promover o crescimento económico e baixar os impostos no Reino Unido.

Loading...

O resultado confirma assim a vantagem registada em várias sondagens divulgadas desde julho.

Após Margaret Thatcher e Theresa May, Truss, de 47 anos, será a terceira mulher primeira-ministra do país e a quarta política a ocupar o cargo em seis anos.

A passagem da pasta acontece na terça-feira, quando Johnson apresentar a demissão de primeiro-ministro à rainha Isabel II no castelo de Balmoral, na Escócia.

Depois, a monarca indigitará Liz Truss e pedir-lhe-á para formar Governo enquanto líder do partido com maioria parlamentar.

Anthony Devlin

Assumidamente defensora de um mercado livre e impostos baixos, Liz Truss é uma política experiente que ocupou uma série de cargos ministeriais ao longo dos últimos 10 anos.

Durante a campanha, Truss conquistou as bases prometendo cortes fiscais e adotando um tom duro contra os sindicatos, o que lhe valeu comparações com Margaret Thatcher e uma vantagem superior a 30 pontos percentuais em algumas sondagens.

O Partido Conservador está no poder há 12 anos e está dividido entre várias correntes. Todas as sondagens indicam que perderá para o partido Trabalhista nas próximas eleições parlamentares que terão de realizar-se até Janeiro de 2025, o mais tardar.

Últimas Notícias
Mais Vistos