O número de mortos na sequência de uma explosão num posto de gasolina em Creeslough, no noroeste da Irlanda, subiu para 10, segundo informou este sábado a polícia irlandesa.
A polícia irlandesa, citada pela Associated Press, referiu que ninguém permanece desaparecido após a explosão que se verificou sexta-feira, em Creeslough, no Condado de Donegal.
A polícia está a investigar as causas da explosão e, segundo afirmou o superintendente David Kelly, tudo aponta para que se trate de “um trágico acidente”.
A força policial irlandesa Garda Siochana especificou que a explosão matou quatro homens, três mulheres, dois adolescentes e uma rapariga em idade escolar primária.
Oito pessoas, um das quais em estado crítico, foram hospitalizadas após a destruição da estação de serviço Applegreen na comunidade onde residem cerca de 400 pessoas e que se localiza perto da costa atlântica da Irlanda.
As equipas de emergência da Irlanda e da vizinha Irlanda do Norte juntaram-se nesta que foi classificada, pela polícia, como uma operação de "busca e recuperação".
A explosão derrubou o prédio do posto de gasolina, que abriga a loja principal e os correios da vila, e danificou prédios próximos.
O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, disse que foi um dos “dias mais sombrios para Donegal e todo o país”.
“Esta trágica perda de vidas deixará entorpecidas tanto as pessoas desta ilha como o povo de Creeslough”, concluiu.
Por sua vez, o ministro da Agricultura Charlie McConalogue, que representa Donegal no parlamento irlandês, disse que a estação de serviço era bem conhecida em todo o país devido à sua posição de destaque na principal estrada da aérea e era "o coração" da comunidade local.
"As pessoas estão chocadas e entorpecidas", afirmou o governante à emissora irlandesa RTE.