Mundo

Poder de Xi Jinping deverá sair reforçado do 20º congresso do Partido Comunista chinês

Loading...

Congresso do partido, que começa na próxima segunda-feira e que se estende ao longo de uma semana, deverá confirmar e reforçar o poder quase absoluto do líder chinês.

O atual Presidente chinês, Xi Jinping, deverá ver o seu poder reforçado no vigésimo congresso do Partido Comunista chinês, que começa na próxima semana.

Xi Jinping chegou ao topo da pirâmide do Partido Comunista chinês em 2012, quando foi escolhido para ser presidente da China.

Esta era uma escolha impossível de prever décadas antes, quando o pai do futuro líder começou a ser perseguido politicamente pelo partido então liderado por Mao Tse Tung.

Quase cinco décadas depois da morte do presidente Mao, a China é um país muito diferente, com um líder igualmente poderoso, rodeado por poucas ou nenhumas vozes dissonantes.

O atual Presidente chinês poderá ser o primeiro a conseguir três mandatos consecutivos, uma exceção que começou a ser desenhada em 2018 quando a constituição chinesa foi alterada para deixar de limitar a dois o número de mandatos.

Xi Jinping prometeu uma nova era, com a construção de um país socialista moderno, orgulhosamente chinês, controlado pelo partido mas aberto ao mundo, por onde se estende cada vez mais a influencia da China.

Últimas Notícias
Mais Vistos