Mundo

Explosão em mina de carvão na Turquia faz vários mortos

Explosão em mina de carvão na Turquia faz vários mortos
Khalil Hamra

Cerca de 90 mineiros estariam no interior da mina na altura da explosão.

Pelo menos 40 pessoas morreram e 11 ficaram feridas, na sexta-feira, numa explosão numa mina de carvão na cidade de Amasra, no mar Negro, no noroeste da Turquia, indicou este sábado um novo balanço do ministro da Saúde turco.

O anterior balanço das autoridades turcas dava conta de 28 mortos.

As equipas de socorro continuam a trabalhar para salvar dezenas de trabalhadores presos em galerias a 300 e 350 metros abaixo do nível do mar.

Loading...

O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, afirmou que a maioria dos 110 trabalhadores conseguiu sair após a explosão, mas 49 ficaram presos numa área de maior risco da instalação.

"Estamos realmente perante um quadro triste", disse Soylu, que se deslocou ao local com o ministro da Energia turco, Fatih Donmez.

Uma avaliação preliminar apontou que a explosão possa ter sido causada por acumulação de grisu, gás associado ao carvão, avançou Donmez.

Khalil Hamra
Khalil Hamra
Khalil Hamra

Na sexta-feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou ter cancelado uma visita planeada à Diyarbakir, no sudeste, para viajar até Amasra.

"A nossa esperança é que a perda de vidas não aumente ainda mais, que os nossos mineiros sejam salvos. Todos os nossos esforços estão voltados para esse objetivo", frisou Erdogan.

Em 2014, 301 pessoas morreram num incêndio que deflagrou no interior de uma mina de carvão em Soma, no oeste do país.

Últimas Notícias
Mais Vistos