Mundo

ONU pede investigação urgente ao caso dos migrantes encontrados nus

ONU pede investigação urgente ao caso dos migrantes encontrados nus
Felipe Dana

Mais de 90 migrantes foram encontrados nus na fronteira entre a Grécia e Turquia.

As Nações Unidas pedem uma investigação urgente ao resgate de 92 migrantes, que foram encontrados nus, na fronteira entre a Grécia e a Turquia.

Em comunicado, o alto comissariado para os refugiados diz estar "profundamente angustiado" e condena o que diz ser um tratamento "cruel e humilhante".

Os migrantes foram encontrados durante na sexta-feira passada, completamente nus, perto do rio Evros. São todos homens, a maioria cidadãos afegãos e sírios.

Segundo as autoridades gregas, alguns dos migrantes tinham ferimentos.

Grécia e Turquia negam responsabilidades e trocam acusações

O ministro grego da Migração, Notis Mitarachi, partilhou uma fotografia dos migrantes, no Twitter, e culpou a Turquia. Atenas afirmou ser uma "vergonha para a civilização".

Na reação, oficiais turcos acusaram o ministro grego de "partilhar informações falsas". Ancara acusou ainda a Grécia de "manipulações e desonestidade".

As relações entre os dois países vizinhos têm estado tensas devido a várias questões, incluindo a migração.

A Turquia já acusou diversas vezes a Grécia de expulsar violentamente os migrantes que entravam no país. A guarda costeira turca partilhou, inclusive, vídeos dessas expulsões.

Já a Grécia denunciou a Turquia, que tem um grande número de migrantes, por "empurrar" migrantes para colocar pressão à União Europeia.

Últimas Notícias
Mais Vistos