Mundo

Rishi Sunak promete repor estabilidade económica de forma "justa e compassiva"

Loading...

O novo primeiro-ministro enfrentou as críticas da oposição no Parlamento.

O novo primeiro-ministro britânico tomou posse esta semana e foi ao Parlamento defender o projeto para o país, mas teve de enfrentar as críticas do líder da oposição, Keir Starmer. Rishi Sunak reconhece que terá de tomar decisões difíceis para repor a estabilidade económica e a confiança, mas promete fazê-lo de forma "justa e compassiva".

"Como fizemos durante a covid, iremos proteger os mais vulneráveis. Faremos tudo de forma justa", começa por explicar Sunak. "Este Governo vai repor a estabilidade económica e vamos fazê-lo de forma justa e compassiva".

O antigo ministro das Finanças, durante a governação de Boris Johnson, foi confrontado com os motivos pelos quais não foram convocadas eleições gerais, que não se realizam desde a demissão de Boris Johnson.

"Porque é que não deixa que os trabalhadores tenham uma palavra dizer e convoca eleições gerais?", questiona Keir Starmer, o líder da oposição.

Em resposta, Rishi Sunak acusa o líder do Partido Trabalhista de "tentar derrubar a maior eleição democrática da história do país".

"O nosso mandato está baseado no programa [eleitoral] com que fomos eleitos [em 2019] , uma eleição que, tenho de lembrar, nós ganhámos e ele perdeu", replicou Rishi Sunak.

Uma sondagem Ipsos publicada na segunda-feira indicava que 62% dos eleitores querem eleições legislativas antes do final de 2022.

Últimas Notícias