Mundo

"Quem não conhece Listenbourg?" Há um país imaginário que faz fronteira com Portugal

"Quem não conhece Listenbourg?" Há um país imaginário que faz fronteira com Portugal
Reprodução Twitter Gaspardo

A imaginação não tem limites e a Internet é o “habitat” ideal para fomentar a criatividade. Nas redes sociais, nasceu um novo “país” que faz fronteira com Portugal e Espanha e que já tem hino, passaporte e bandeira.

Chama-se Listenbourg e nasceu no Twitter, há cerca de três dias, depois de uma publicação de um internauta francês, conhecido como Gaspardo. No passado dia 30 de outubro, divulgou na sua página na rede social um mapa onde aparece um novo território na Península Ibérica e onde se lê: “Tenho a certeza que os americanos não sabem o nome deste país”.

A publicação, que tinha como objetivo brincar com a suposta falta de conhecimento geográfico dos norte-americanos, ganhou uma nova dimensão quando alguém atirou:

“Quem não conhece Listenbourg?”

A partir daí, começaram a multiplicar-se pequenos negócios associados ao novo “país”, páginas governamentais e até um convite para os Jogos Olímpicos em Paris 2024. Vamos ver até onde pode ir uma brincadeira na Internet.

No Twitter, a página do Governo de Listenbourg já conta com mais de 30 mil seguidores e, apesar de fictício, o país criou 15 “ministérios” que vão desde as Artes à Agricultura. Também já há um canal de televisão e o Banco da República de Listenbourg com moeda própria, a Lis.

E nisto que é brincar aos países não podem faltar os serviços para a população de Listenbourg. Foi criada uma página de entrega de comida, a Deliveroo Listenbourg, e a da cadeia de fast food, McDonald's Listenbourg.


À medida que a brincadeira se tornava viral no Twitter, apareceu no Youtube um vídeo com a suposta bandeira de Listenbourg acompanhada pelo hino do país.

E também já há um passaporte, lançado pelo “Ministério do Interior” que, na rede social, se mostrou disponível a tratar de todos os “procedimentos administrativos relacionados com documentos de identidade e vistos”.

A organização dos Jogos Olímpicos também quis entrar no imaginário de Listenbourg e convidou o país a participar na próxima edição do evento desportivo, que acontece em Paris, em 2024.

Listenbourg não é o primeiro caso de países imaginários criados na Europa. Por exemplo, existe a Molvânia, um país fictício com origem na história de um livro que parodia guias de viagens.

Últimas Notícias
Mais Vistos