Mundo

Terramoto de magnitude 7.3 na região de Tonga

Terramoto de magnitude 7.3 na região de Tonga
Canva
Foi emitido um alerta de tsunami para a Samoa Americana, de acordo com o Pacific Tsunami Warning Center (PTWC).

O Governo de Tonga emitiu um alerta de tsunami esta sexta-feira, após um terramoto de magnitude 7.3 na escala de Richter ser registado no mar a cerca de 207 quilómetros da capital. Os residentes estão avisados para se deslocarem para o interior do país, para terrenos mais altos.

“Um alerta urgente está agora em vigor para todos os habitantes de Tonga devido a um forte terramoto, que está a ser sentido no país esta noite. Por favor, dirijam-se imediatamente para o interior até mais informações”, lê-se na página do Facebook do serviço de meteorologia de Tonga.

O Serviço Geológico dos EUA (USGS) adianta que o terramoto ocorreu a uma profundidade de 24,8 quilómetros, que se estende no mar a cerca de 207 quilómetros do sudeste de Neiafú, a segunda maior cidade do arquipélago do nordeste do Pacífico.

No entanto, conclui-se que, não terá afetado nenhuma área e não há uma população exposta a este fenómeno, de acordo com o site governamental.

Tonga situa-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de alta atividade sísmica e vulcânica onde são registados anualmente cerca de 7.000 terramotos, a maioria dos quais moderados.

Em meados de janeiro, o arquipélago de cerca de 100.000 habitantes foi devastado por um tsunami desencadeado por uma violenta erupção de um vulcão subaquático, que deixou o país sem comunicações durante vários dias e afetou mais de 80 por cento da população.

Últimas Notícias