Três migrantes foram resgatados pelas autoridades espanholas depois de terem realizado a viagem entre a Nigéria e as Ilhas Canárias escondidos no leme do navio petroleiro Alithini II. Os três homens foram encontrados quando o barco atracou no porto de Las Palmas, esta segunda-feira.
A viagem do navio petroleiro demorou 11 dias a ir desde Lagos, na Nigéria, até Las Palmas, nas Canárias, segundo o site de tráfico de navios Marine Traffic. Só ao chegar ao porto de destino é que os migrantes foram encontrados.
Os três migrantes deverão ser reencaminhados para a Nigéria, uma vez que, segundo a lei espanhola, os passageiros clandestinos que não solicitem oficialmente asilo ao país devem ser devolvidos ao país de origem da viagem, avança um porta-voz da polícia, citado pelo Globo.
Não é a primeira vez que são encontrados migrantes no leme dos navios. Em outubro de 2020, quatro pessoas esconderam-se durante 10 dias nesta zona do navio petroleiro para atravessar o oceano. As autoridades acabaram por encontrar os migrantes quando a embarcação chegou a Las Palmas.
Desde 2019 que o número de migrantes a chegar às Ilhas Canárias tem aumentado drasticamente. Comparando com o ano de 2021, nos primeiros cinco meses de 2022 foi registado um aumento de 51% no número de migrantes a chegar ao arquipélago por mar.