Há uma nova polémica em torno da atleta iraniana que em outubro competiu sem véu. O irmão de Elnaz acusa Teerão de ter demolido a casa da família no Irão.
Numa competição de escalada na Coreia do Sul, Elnaz Rekabi não cobriu os cabelos com o véu islâmico. O mundo assumiu a atitude da atleta como um protesto.
Elnaz veio depois dizer que o lenço caiu sem que reparasse. Declarações feitas já no Irão, onde a liberdade de expressão é muito limitada e onde a polícia da moralidade fiscaliza o uso do hijab, um crime que custou a vida a Mahsa Amini.
A atleta Elnaz Rekabi chegou a estar desaparecida. Foi depois anunciada em prisão domiciliária e apareceu, entretanto, em liberdade.
Agora, o irmão, que também é atleta, diz numa publicação no Twitter que a casa da família foi destruída pelo Governo e mostra até um balde de medalhas que terão sido espalhadas pelas máquinas que deitaram abaixo a moradia.
Teerão confirma que houve demolição, mas não agora, e que não houve retaliação pelo atrevimento de Elnaz, mas apenas a destruição de uma casa construída sem licença.