Mundo

Regar plantas só uma ou duas vezes por ano? "Gel revolução" chega de Telavive

Regar plantas só uma ou duas vezes por ano? "Gel revolução" chega de Telavive
SIC Notícias

Imagine um pequeno cubo de gel que substitui os fertilizantes e a água. Esta é a nova invenção de uma companhia tecnológica israelita que começou por tentar cultivar tomates cereja na lua. O correspondente da SIC Henrique Cymerman visitou a companhia em Telavive.

Loading...

Muitas pessoas gostam de ter plantas em casa, mas para as manter vivas precisamos de regá-las todas as semanas. Agora imagine que tinha de fazê-lo apenas uma a duas vezes por ano? Com estes cubos, que parecem de gelo para o whisky, é possível.

Trata-se de uma nova tecnologia desenvolvida numa startup israelita chamada TomGrow. Todas as necessidades da planta - água, fertilizantes e oxigénio, sem necessidade de mão de obra - estão concentradas num cubo.

Dentro do vaso há um sensor e dentro dos cubos uma pequena rede nanométrica tridimensional, que é capaz de conservar água. O sensor sabe exatamente quando será preciso voltar a regar: máximo duas vezes por ano.

A autoridade de inovação de Israel apoia todos as startups que ajudam a poupar água.

Por agora, por razões de logística e preços, o foco está concentrado no mercado israelita, mas muito em breve pretendem chegar aos mercados europeu e norte-americano.

A ideia inicial era cultivar tomates cereja na lua. Por agora usam esta tecnologia em grandes instalações tais como aeroportos, estações, e hotéis. Assim conseguem poupar cerca de 70% dos custos operacionais e da água.

Esta tecnologia será usada em todo o mundo para a decoração, mas também para produzir alimentos. É o chamado “gel da revolução”.

Ficha Técnica:
Jornalista: Henrique Cymerman
Imagem e edição: Felipe Wolokita
Produção: Gil Novick

Últimas Notícias
Mais Vistos