Mundo

Dois guardas prisionais feitos reféns por recluso de extrema-direita na Alemanha

Dois guardas prisionais feitos reféns por recluso de extrema-direita na Alemanha
Canva

Segundo os jornais locais, os dois reféns não ficaram feridos.

O autor de um atentado de extrema-direita em Halle, no leste da Alemanha, em 2019, tomou momentaneamente como reféns dois guardas prisionais da penitenciária onde se encontra em Burg, Saxônia-Anhalt.

Stephan Balliet, 30 anos, condenado a prisão perpétua pelo atentado cometido em 2019, tomou como reféns dois guardas da cadeia onde cumpre a sentença antes de ter sido dominado por agentes de segurança.

De acordo com o porta-voz do Ministério Regional da Justiça o sequestro ocorreu na segunda-feira à noite não tendo fornecido mais detalhes.

Segundo os jornais locais, os dois reféns não ficaram feridos.

Balliet, defensor de ideologias de extrema-direita, no dia 9 de outubro de 2019 tentou cometer um atentado na sinagoga de Halle durante a festa judaica do Yom Kippour.

Apesar de não ter conseguido entrar no templo, onde se encontravam numerosos fiéis, Balliet matou um homem que se encontrava no exterior tendo depois assassinado um outro homem que se escondeu num bar ao lado da sinagoga.

O "terrorismo" de extrema-direita está no topo das ameaças contra a segurança na Alemanha.

Na semana passada um grupo extremista de direita foi desmantelado na altura em que preparara uma ação armada contra o Parlamento Federal (Bundestag).