Mundo

Funcionário dos serviços secretos alemães detido por espionagem para a Rússia

(Arquivo)
(Arquivo)
Choochart Choochaikupt / EyeEm

Semanário alemão Der Spiegel descreve a detenção como “talvez um dos maiores casos de espionagem na história dos serviços secretos”.

Um funcionário dos serviços secretos alemães foi detido por ordem do Ministério Público em Karlsruhe, sul da Alemanha, por alegadamente transmitir informações secretas à espionagem russa.

Segundo o Ministério Público, Carsten L. é funcionário do Serviço Federal de Inteligência (Bundesnachrichtendienst) e este ano "entregou a um serviço de informações russo informações obtidas no decurso da sua atividade profissional".

Numa declaração, o Ministério Público acrescentou que o conteúdo das informações transmitidas pelo detido ao serviço de informações russo constitui um "segredo de Estado".

No comunicado, a procuradoria indica que a casa e o local de trabalho do detido foram revistados e acrescenta que foi presente a um juiz, que ordenou que fosse mantido em detenção.

O semanário alemão Der Spiegel, que descreve a detenção como "talvez um dos maiores casos de espionagem na história dos serviços secretos", cita o seu presidente, Bruno Kahl, confirmando que as suspeitas sobre uma fuga de segredos levaram à ativação da Procuradoria-Geral.

"Com a Rússia, estamos a lidar com um ator (...) cuja falta de escrúpulos e vontade de usar a violência temos de ter em conta", disse Kahl, de acordo com a publicação.

A fonte acrescentou que, de momento, não podem ser revelados mais pormenores do caso porque poderiam ser utilizados pela Rússia "na sua intenção de prejudicar a Alemanha".

Últimas Notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do