Mundo

Serviço de saúde britânico está sob enorme pressão

Loading...

A elevada procura levou 19 centros hospitalares a declararem "incidente crítico"

No Reino Unido, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a atravessar uma grave crise. Só na semana passada, 19 centros hospitalares ingleses declararam “incidente crítico” devido à elevada procura.

Covid-19, gripe e escarlatina. São as três principais doenças que estão a levar milhares de britânicos aos hospitais. O SNS do Reino Unido está sob enorme pressão.

Ao aumento da procura soma-se a falta de mão-de-obra, os atrasos na resposta das ambulâncias, o congestionamento nas urgências e um setor social sem capacidade para cuidar de quem já podia ter tido alta.

Tudo isto decorre numa altura em que o setor da saúde está a ferro e fogo: com greves de enfermeiros e tripulantes de ambulâncias.

O Colégio Real de Medicina de Emergência calcula que, por semana, entre 300 e 500 pessoas morrem devido a atrasos na resposta a urgências. O primeiro-ministro assume que a saúde está em crise e garante que o setor é uma prioridade do Governo.

Só em Inglaterra, na semana passada, quase duas dezenas de centros hospitalares declararam “incidente crítico”, o que significa que pode estar em causa a capacidade de prestação de serviços essenciais, incluindo urgências.

Últimas Notícias