Mundo

"Ficar longe de pessoas tóxicas": os conselhos de María, a pessoa mais velha do mundo

"Ficar longe de pessoas tóxicas": os conselhos de María, a pessoa mais velha do mundo
Reprodução Twitter

Tem 115 anos e em março fará 116 anos. Recebeu, este mês, o título de pessoa mais velha do mundo, mas já há alguns meses que tem partilhado as suas memórias e dicas numa página de Twitter gerida pela família.

María Branyas Morera, que recentemente conquistou o título de pessoa mais velha do mundo atribuído pelo Guiness, tem utilizado o Twitter para deixar conselhos para as gerações mais jovens. Como se alcança a longevidade?

A espanhola de 115 anos - que daqui a pouco mais de um mês fará 116 - deu algumas dicas: ter uma alimentação equilibrada e ter atenção ao estilo de vida, destacando fatores como a “ordem, tranquilidade, boa ligação com família e amigos, contacto com a natureza, estabilidade emocional, poucas preocupações, nada de arrependimentos, muita positividade e ficar longe de pessoas tóxicas”.

Os conselhos foram deixados na sua página de Twitter, gerida pela família de María, ainda antes de se ter tornado a pessoa mais velha do mundo.

Este não é o único tweet de María relacionado com a sua longevidade. No primeiro dia do ano, a espanhola deixou a seguinte mensagem:

“A vida não é eterna para ninguém… Na minha idade, um novo ano é uma dádiva, uma humilde celebração, uma nova aventura, uma vela viagem, um momento de felicidade.”

María Branyas Morera mora, há mais de 20 anos, na casa de repouso Santa Maria del Tura, na Catalunha. A notícia foi recebida com festa na residência, mas agora a espanhola pede alguma tranquilidade depois da agitação gerada pela distinção do Guiness. No Twitter, disse que não dará mais entrevistas e que utilizará a plataforma para fazer algumas partilhas sobre a sua vida.

Nascida em São Francisco, no oeste dos Estados Unidos, a 4 de março de 1907, pouco depois da sua família originária da Espanha se mudar do México para os Estados Unidos, María foi distinguida como a pessoa mais velha do mundo após a morte da freira francesa conhecida como irmã André.

Em 1910, a família mudou-se para Nova Orleães, no sul dos Estados Unidos, antes de regressar a Espanha em 1915. Em 1931, María casou-se com um médico, que morreu aos 72 anos.

Tem três filhos, um dos quais já falecido, 11 netos e 11 bisnetos.

Últimas Notícias
Mais Vistos