Mundo

FBI deteve fundador de grupo terrorista neonazi

FBI deteve fundador de grupo terrorista neonazi
Karl B DeBlaker

Para além de Brandon Russell, também Sarah Beth Clendaniel foi detida. São suspeitos de planear um ataque contra as infraestruturas energéticas da cidade de Baltimore, nos EUA.

As autoridades federais norte-americanas detiveram duas pessoas, suspeitas de prepararem um ataque contra as infraestruturas energéticas da cidade de Baltimore, no estado de Maryland, entre as quais o fundador de um grupo terrorista neonazi na Flórida.

Brandon Russell, 27 anos, e Sarah Beth Clendaniel, de 34, foram presos na semana passada sob suspeita de planear um ataque, informou o Federal Bureau of Investigation (FBI).

Brandon Russell e Sarah Beth Clendaniel
AP/Reuters

"Os réus não estavam apenas a conversar, mas a tomar medidas para cumprir as suas ameaças e a promover os seus ideais extremistas", afirmou um agente especial do escritório do FBI em Baltimore, Maryland, Thomas Sobocinksi.

Brandon Russell é um dos fundadores de uma "organização terrorista neonazi" conhecida como Divisão Atomwaffen, de acordo com o Southern Poverty Law Center (SPLC).

Em 2017, Russell foi alvo de duas acusações de posse e armazenamento de explosivos na sua casa em Tampa, no nordeste da Flórida.

Em dezembro passado, houve dois ataques a tiros contra subestações da rede elétrica na Carolina do Norte e, nos últimos meses, ocorreram sabotagens semelhantes nos estados de Washington, Oregon e Nevada.

Últimas Notícias
Mais Vistos