Mundo

Atrasos e voos cancelados na Alemanha na véspera da greve nacional

Atrasos e voos cancelados na Alemanha na véspera da greve nacional
Matthias Schrader/AP

A Alemanha prepara-se para uma greve nacional no arranque da próxima semana, mas este domingo já houve atrasos e voos cancelados em dois dos maiores aeroportos do país.

Na véspera de uma greve nacional na Alemanha, o tráfego aéreo registou problemas nos dois maiores aeroportos do país - Frankfurt e Munique.

Em Frankfurt, a atividade da Lufthansa foi interrompida no aeroporto de Frankfurt devido a problemas técnicos, revelou a agência de notícias alemã DPA.

Os sistemas de check-in online e ao balcão da companhia aérea, bem como o embarque, foram afetados, disse uma porta-voz da companhia áerea Lufthansa à DPA, situação que determinou o atraso ou o cancelamento de alguns voos. Segundo a transportadora, é possível fazer o check-in através do telemóvel ou em 'tablets' e na aplicação da Lufthansa.

Os problemas técnicos foram causados por provedores externos de serviços, tendo a Lufthansa solicitado aos viajantes para verificarem o estado dos seus voos ao mesmo tempo que se afirmou empenhada em resolver os problemas

Estes problemas surgem um dia antes de uma greve nacional na Alemanha, que deve paralisar o tráfego do país, com funcionários de aeroportos, comboios e transporte público em protesto por salários mais altos numa paralisação prevista para ocorrer apenas na segunda-feira.

Isso mesmo aconteceu já hoje no segundo maior aeroporto da Alemanha, em Munique. O tráfego aéreo foi suspenso já devido à greve nacional de amanhã que deve cancelar mais de mil voos e deixar a Alemanha a meio gás com praticamente todos os trabalhadores dos transportes públicos em greve, incluindo aeroportos, comboios, portos, fronteiras e até os trabalhadores das rodovias.

Os sindicatos admitem uma adesão de 120 mil trabalhadores à greve nacional.