Mundo

Espanha regista o primeiro grande incêndio do ano

Loading...

A agência de meteorologia espanhola colocou uma região espanhola em níveis de seca severa e extrema.

Na Europa já há incêndios florestais a consumir milhares de hectares. Em Espanha, mais de 1.500 pessoas foram entretanto obrigadas a abandonar as casas e o Governo culpa a seca e as alterações climáticas.

Um incêndio na comunidade espanhola de Valência consumiu mais de 4.000 hectares e faz lembrar o verão que ainda não chegou. Este é o primeiro grande incêndio do ano em Espanha.

Pedro Sánchez visitou a região para anunciar o apoio do Governo de Madrid a uma área que depende muito desta serra, da paisagem e do turismo.

Desde outubro que em Castellon quase não chove. A agência de meteorologia espanhola coloca a região em níveis de seca severa e extrema.

Nos últimos dias registaram-se temperaturas superiores a 25.ºC, condições que aliadas a um terreno seco e ao vento trouxeram um incêndio ainda por controlar.

Mais de 1.500 pessoas tiveram de abandonar as casas e o combate continua muito dependente dos meios aéreos. As causas continuam por apurar, mas as autoridades suspeitam que terá tido origem no uso de uma máquina agrícola.

O apoio dos países europeus pode ser enviado, se necessário, a um país que ainda no ano passado registou mais de 500 grandes incêndios e perdeu 306.000 hectares de floresta.

Em Itália, as imagens mostram um cenário idêntico em mais um país do Mediterrâneo que a cada ano que passa sente mais e cada vez mais cedo, as consequências da seca e do aumento das temperaturas.

Últimas Notícias