Mundo

Jovens destroem chalé e pais são obrigados a pagar mais de meio milhão de euros

Jovens destroem chalé e pais são obrigados a pagar mais de meio milhão de euros
Canva

O caso aconteceu na cidade espanhola de Castiello de Jaca, localizada na zona dos Pirenéus Aragoneses. Os quatro jovens, todos menores na época da ocorrência, incendiaram o chalé que era utilizado pelo dono como segunda habitação.

Quatro jovens invadiram um edifício no passado dia 17 de abril de 2022 e incendiaram-no com recurso a gasolina. Os adolescentes já foram condenados e os pais terão de pagar 557.563 euros pelos danos causados.

Os quatro jovens, que na época tinham entre 14 e 17 anos, foram agora condenados por terem invadido uma propriedade privada e por terem causado danos por negligência grave no imóvel em questão, segundo reporta o El Mundo.

Como os envolvidos tinham estatuto de menores, terão de ser os pais dos mesmos a cobrir as despesas do incêndio que ascendem a 550 mil euros.

Penas a que foram sujeitos

Dois dos jovens terão agora de passar 12 meses em regime de liberdade condicional, enquanto outro dos elementos terá de frequentar um centro de acompanhamento durante o mesmo período de tempo.

O quarto e último jovem envolvido no delito, como, entretanto, se tornou maior de idade, terá de cumprir seis meses de trabalho comunitário.

Como tudo aconteceu?

O El Mundo, que cita o jornal Heraldo de Aragón, conta que os factos remontam à noite de 17 de abril de 2022, data em que os quatros adolescentes invadiram o chalé localizado na cidade de Castiello de Jaca, na região de Huesca.

O grupo de jovens, que de deslocou ao imóvel com o intuito de realizar uma festa, aproveitou o facto de a porta traseira do edifício estar partida e de o dono, um notário residente na cidade espanhola de Saragoça, não estar na residência.

Uma vez no interior do chalé, os adolescentes começaram a beber álcool e a fumar. A polícia espanhola recolheu, inclusive, um vídeo de um dos telemóveis dos envolvidos que mostra o momento em que os jovens se encontravam no interior do edifício.

Segundo a sentença, os quatro responsáveis pelo sucedido colocaram gasolina num copo e atearam-lhe fogo, dando assim início às chamas que se revelaram incontroláveis.

Os adolescentes ainda tentaram apagar o fogo, mas sem sucesso tendo sido obrigados a fugir do chalé. O incêndio acabaria mesmo por destruir completamente o edifício.

Últimas Notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do